Colonia Babado Novo

sexta-feira, 29 de abril de 2016

SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE UNA DEFLAGRAM GREVE GERAL POR TEMPO INDETERMINADO





O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Una (SINFESPU), deflagra greve geral por tempo indeterminado, a decisão foi tomada por unanimidade em Assembleia Geral Extraordinária, realizada nesta manhã de sexta-feira (29). A greve tem início na próxima segunda-feira 02 de maio.


Segundo o Presidente do Sinfespu Jorge Pereira, “Kita”, o Sindicato tentou de várias formas negociar com o Executivo, mas, sem sucesso. “A greve só foi deflagrada porque a Prefeita Diane Brito Rusciolelli (PT), não quer dialogar e nem cumprir a Lei. Serão mantidos os serviços essenciais a população e 30% do efetivo estará trabalhando. Apenas queremos que a lei seja cumprida” disse o Presidente


O sindicato pede a Revisão Geral Anual inflacionária de 11,28% conforme índice do INPC, com data-base no mês de fevereiro do ano corrente, que até a data de hoje não obteve esse direito, conforme rege a Constituição Federal, a Lei Orgânica do Município de Una e o Estatuto do Servidor. Além de outras reivindicações. Revejam aqui.




Ainda segundo o Presidente na próxima semana irá acontecer uma caminhada. “Nosso Sindicato, juntamente com o Sindicato dos Professores, APLB, estarão realizando uma grande caminhada na próxima quarta-feira, quatro de maio, às oito horas, com concentração em frente à Creche que fica próxima ao escritório da Embasa. Além dos servidores públicos, convidamos a comunidade, comerciantes, pais, alunos, estudantes universitários, enfim convocamos todos os unenses para participar dessa mobilização, em protesto contra o não cumprimento das Leis que a Prefeita vem cometendo.” concluiu o Presidente.


Confira as imagens.


quinta-feira, 28 de abril de 2016

Aplicativo do Bolsa Família causa polêmica entre internautas



IMAGEM_NOTICIA_5 (10)





Internautas se revoltaram ao descobrir um aplicativo do Bolsa Família disponível na AppStore. Os usuários de iPhone viram o aplicativo disponível pela Caixa Econômica Federal, no qual usuários podem controlar os depósitos, acompanhar o calendário de pagamentos e tirar suas dúvidas. O app foi lançado em outubro de 2015 e é compatível com sistemas operacionais Android, Windows Phone e IOS. Mais de meio milhão de downloads já foram feitos, de acordo com a Caixa. No entanto, recentemente um perfil no Twitter chamou atenção para o aplicativo, causando polêmica e até protestos.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Fies muda regras para facilitar preenchimento de vagas e abre inscrições dia 14


fonte: Agência Brasil



"Vamos ter uma importante flexibilização no sistema e vários novos estímulos para que mais estudantes

possam acessar o Fies", diz o ministro da Educação, Aloizio Mercadante Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terá inscrições antecipadas e regras mais flexíveis para ajudar a preencher todas as vagas ofertadas. As mudanças foram anunciadas hoje (27) pelo Ministério da Educação (MEC) e serão implementadas no segundo semestre. Segundo o ministro Aloizio Mercadante, a intenção é facilitar o preenchimento das vagas. No primeiro semestre, das 250 mil vagas com financiamento ofertadas, cerca da metade não foi preenchida.

As mais de 100 mil vagas remanescentes no processo seletivo do primeiro semestre que não forem preenchidas até o segundo semestre serão novamente ofertadas. A inscrição, que no ano passado ocorreu em agosto, será antecipada para o período de 14 a 17 de junho deste ano.

No dia 31 de maio, serão divulgadas as vagas selecionadas pelo MEC. O resultado do processo seletivo regular será divulgado no dia 20 de junho. O Rio de Janeiro terá, no entanto, calendário diferenciado devido aos Jogos Olímpicos. As datas serão divulgadas posteriormente.

Saiba Mais

"Vamos ter uma importante flexibilização no sistema e vários novos estímulos para que mais estudantes possam acessar o Fies", disse Mercadante. Ainda não há previsão de quantas vagas serão ofertadas, Segundo Mercadante, serão mais que as 314 mil ofertadas no ano passado, e os recursos para o programa já estão assegurados.

Novas regras

As novas regras incluem a ampliação do prazo para conclusão da inscrição de cinco dias corridos para cinco dias úteis e maior autonomia para a instituição confirmar a matrícula do estudante, por meio da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). Haverá também redução do patamar mínimo de prestação do Fies de R$ 100 para R$ 50. As mudaças valerão para os contratos firmados no segundo semestre.

O MEC também flexibilizou a oferta de cursos prioritários. Até o último processo seletivo, 70% das vagas eram ofertadas em saúde, engenharias e licenciaturas e pedagogia. Agora serão 60% para essas áreas. De acordo com Mercadante, o remanejamento segue a demanda por esses cursos. Saúde terá metade das vagas nas áreas prioritárias, engenharia, 40%, e cursos para a formação de novos professores, 10%.

As vagas que não forem preenchidas no processo seletivo regular serão ofertadas novamente, com prazo específico para alunos inscritos que não foram aprovados. Está prevista também etapa para que os estudantes que não foram aprovados no Fies do primeiro semestre concorram às vagas remanescentes. As que sobrarem poderão também ser ofertadas em outros cursos da mesma mantenedora de ensino.

O MEC mantém a exigência de o estudante tirar pelo menos 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer às vagas e de renda familiar de até 2,5 salários mínimos por pessoa. "Essa é a nota [no Enem] que exigimos para o participante ter certificação do ensino médio. Não podemos dar uma bolsa subsidiada para estudante que tira nota abaixo da que deveria tirar para concluir o ensino médio. Isso seria rebaixar a qualidade. Não faremos isso", afirmou o ministro.

Sobre o patamar da renda, Mercadante disse que existe uma demanda para que seja alterada para até 3,5 salários mínimos para que mais pessoas possam participar do programa, mas ressaltou que a questão ainda está sendo discutida.

Morre o ator Umberto Magnani, aos 75 anos




O ator Umberto Magnani morreu nesta quarta-feira (27). Na última segunda (25), ele havia passado mal nas gravações da novela "Velho Chico" e sofrido um AVE (Acidente Vascular Encefálico, e não um AVC) na terça (26). A causa da morte, no entanto, ainda não foi divulgada. Magnani estava no ar como o Padre Romão na novela das nove da Globo. Conforme noticiado pelo NaTelinha, Carlos Vereza o substituirá como um novo sacerdote que chega no folhetim de Benedito Ruy Barbosa. Umberto nasceu em Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo, e "Velho Chico" marcou sua volta à Globo depois de 10 anos. Sua última trama no canal havia sido "Páginas da Vida", de Manoel Carlos. Posteriormente, passou pela Record com novelas como "Chamas da Vida" (2008), "Ribeirão do Tempo" (2010), "Máscaras" (2012) e "Balacobaco" (2012). Antes, também atuou no SBT, em "Amigas e Rivais" (2007). A emissora de Edir Macedo emitiu uma nota de pesar: "A Record recebeu com pesar a notícia do falecimento do ator Umberto Magnani. Externamos nossa solidariedade à família, aos amigos e fãs". (Na Telinha)