Colonia Babado Novo

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Novo aeroporto de Ilhéus será delegado ao Estado até fevereiro



A União, através da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR), delegará o novo aeroporto de Ilhéus ao Estado da Bahia até o mês de fevereiro de 2014. O compromisso foi firmado nesta segunda-feira (27), durante reunião entre o secretário-executivo da SAC, Guilherme Ramalho, e o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, em Brasília.Segundo o secretário Rui Costa, a delegação é um pedido do governo baiano, que tem o intuito de alavancar a aviação regional. "A concessão da gestão é essencial para que tenhamos o fortalecimento da aviação na região. O novo aeroporto faz parte do tripé de desenvolvimento traçado para o Sul da Bahia: aeroporto, ferrovia e porto", explicou.O novo aeroporto de Ilhéus será implantado em uma área de 979 hectares, próxima à Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

Falsa médica que dava plantões no Samu de Salvador é presa


Uma falsa médica de 33 anos foi presa nesta segunda-feira (27) junto com o companheiro em Salvador, de acordo com informações da polícia. De acordo com o órgão, a mulher era investigada por exercício ilegal da medicina e foi intimada a comparecer à polícia. Ao chegar à unidade policial, a falsa médica apresentou carteira do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) que pertence a uma médica regularizada. De acordo com a polícia, a falsa médica realizou plantões em unidades de saúde em Salvador e Candeias e se passou por especialista em clínica e em cirurgia geral. Ainda de acordo com a polícia, a mulher realizou um plantão no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Candeias. O companheiro da falsa médica foi preso por apresentar uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa. (G1)

Vereador de Itapitanga desiste do cargo para morar nos EUA



Era para ser apenas uma licença de seis meses para tratar de assuntos particulares. Porém, o vereador Hiberlon Guimarães (PSB), resolveu ficar mesmo nos Estados Unidos depois de quase seis meses trabalhando por lá, apesar de sempre afirmar que retornaria, tanto para os colegas vereadores, como para as pessoas mais próximas a ele. Só que a ida de sua companheira Paula e seu filho, que também já se encontram nas terras do Tio Sam já alguns meses, mudou os planos e a opinião do vereador do PSB. De acordo com informações já anunciadas pelo presidente da Câmara José Roberto dos Santos Tolentino (PSB), o vereador Hiberlon abriu mão do mandato, ou seja, renunciou, pois irá preferir morar e trabalhar mais um tempo nos Estados Unidos. A documentação que oficializa a renuncia de Hiberlon já foi encaminhada para ele e, segundo informações, ele já teria assinado e enviado pelos Correios a sua renúncia comunicando oficialmente à Câmara, que também irá comunicar - mais não é obrigada - à justiça eleitoral a renúncia do vereador eleito, onde o suplente da coligação, Gildarte Marques (PSD) assumirá a vaga oficialmente, assim que tais documentos chegarem ao Poder Legislativo Municipal. (Blog do Joel Fernando

Ônibus do cantor Leo Magalhães é assaltado; vitimas foram levadas para o matagal




Um ônibus onde estavam os músicos e integrantes da equipe técnica do cantor sertanejo Léo Magalhães foi assaltado na madrugada desta sexta-feira (24), em Luziânia (GO), a 58 quilômetros de Brasília-DF. Os ladrões levaram celulares, correntes, notebooks e dinheiro. Segundo relato dos músicos, os bandidos estavam encapuzados e fortemente armados durante a ação. Os suspeitos levaram o ônibus da equipe do sertanejo para uma estrada vicinal que deu a um matagal. Ninguém ficou ferido e o sertanejo não estava no coletivo. (Bahia Notícias)

Dilma agradece Fidel por participação de Cuba no Mais Médicos



A presidente Dilma Rousseff se reuniu na noite desta segunda-feira, 27, com o líder cubano Fidel Castro. O encontro foi mantido em segredo até mesmo para alguns integrantes da comitiva brasileira. O único que acompanhou Dilma na reunião com Fidel foi o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. Na conversa, Dilma agradeceu a participação de Cuba no programa Mais Médicos e mostrou entusiasmo com oPorto de Mariel, obra financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As imagens do encontro foram divulgadas apenas pelo site "Cubadebate", que se orgulha de lutar contra o que chama de "oficialismo midiático" praticado pelos "inimigos" do socialismo. Nas fotos, Dilma aparece sorridente, amparando Fidel.

Brasil cai quatro posições e é 84º em velocidade de internet


Brasil cai quatro posições e é 84º em velocidade de internetO Brasil ocupa a 84ª posição no ranking global de velocidade de conexão State of The Internet, da empresa de segurança online Akamai. O país apresentou velocidade média de 2,7 Mbps, crescimento de 10% em relação ao segundo trimestre de 2013 e de 19% sobre mesmo período do ano anterior. Mesmo assim, o país caiu do 80º lugar que estava no trimestre anterior, com 2,4 Mbps. Isso porque a média global de velocidade de conexão foi de 3,6 Mbps no período de julho a setembro. O ranking é formado por 140 nações. O estudo, que considera países que tenham mais de 25 mil endereços de IP conectados à rede Akamai, identificou que na América Latina, a velocidade média de conexão variou de 3,9 Mbps, no México, a 1,1 Mbps, na Bolívia. No ranking global, os países estão na 57ª e 136ª colocação, respectivamente. Os cinco locais com maior velocidade de internet são, em ordem, Hong Kong, Coreia do Sul, Japão, Cingapura e Israel.

Adolescente se mata para que irmão recebesse seu rim e conseguisse sobreviver





Um adolescente chinês, que vivia no condado de Funan, na província de Anhui, centro da China, se matou para que seus pais pudessem conseguir salvar a vida de seu irmão mais velho. Honghui, de 20 anos e Hongtao, de 18, sofriam com Uremia, um sintoma de insuficiência renal. Sem dinheiro para pagar os médicos, os pais, venderam quase tudo o que possuíam em busca de dois rins que salvariam a vida dos filhos. 



Como o tempo estava passando e eles não encontraram solução, Hongtao se trancou no quarto e tomou pesticida, falecendo propositadamente. Junto com o corpo foi encontrado um bilhete que dizia: “Irmão, quando você estiver curado, por favor me diga, porque isso será o suficiente para mim." 


Honghui, agora com 23 anos, foi submetido a um transplante de rim com sucesso e está se recuperando bem.




(techmestre.com / Daily Mail)

Ana Hickmann venderá primeiras fotos do filho por R$ 1,5 milhão





Ana Hickmann não se cansa de compartilhar nas redes sociais imagens do seu barrigão enquanto espera a chegada do pequeno Alexandre. Mas no hospital Albert Einstein, onde a apresentadora dará à luz em fevereiro, as instruções já foram dadas: nenhuma imagem do bebê pode vazar. Isso porque as primeiras fotos do filho da apresentadora farão parte de uma campanha publicitária que renderá nada menos dos que 1,5 milhão de reais,segundo o colunista da 'Veja', Lauro Jardim.

Ana Hickmann não é a primeira celebridade brasileira a vender as fotos da cria. Wanessa Camargo usou a primeira foto do filho, José Marcus, para fazer merchandising de fraldas. A imagem, publicada com exclusividade na revista 'Caras', rendeu à cantora um cachê de R$ 150 mil que foi doado à Unicef.

Angélica não divulgou o valor, mas fez o mesmo que Wanessa ao vender fotos exclusivas de Joaquim para a mesma revista. O cachê foi doado a uma entidade beneficente de assistência social que atende a crianças e adolescentes carentes, indicada pela apresentadora e seu marido, Luciano Huck.


(yahoo.com) 

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Jornal britânico faz perfil de Isis Valverde: 'brasileiros a amam'



Às vésperas da Copa do Mundo, o jornal britânico The Guardian fez uma série de matérias sobre o Brasil para mostrar ao seu leitor um raio-x da cultura local. Na área de entretenimento, os ingleses escolheram Isis Valverde para exemplificar seu poder na TV. "A atriz que os brasileiros amam", diz o título do texto assinado por Dom Phillips. 



A reportagem entrevistou a atriz no hotel Copacabana Palace e observa com atenção os trejeitos da atriz de 26 anos e sua força nas novelas, citando a recente personagem de Suelen, de Avenida Brasil. "A novela pegou a imaginação dos brasileiros por caracterizar o estilo de vida turbulento da classe C. Uma classe cujo avanço econômico permitiu que milhões de brasileiros saíssem da pobreza para se tornar maiores consumidores", diz o texto. 


Sobre Isis, o texto ainda fala o espaço que as novelas tem na TV e a paixão da atriz pelo cinema, que recentemente esteve em Faroeste Caboclo. A global ainda fala sobre a Copa do Mundo no Brasil. "O Brasil tem que começar a se concentrar mais na educação, saúde e salário dos professores. Há uma falta de infra-estrutura, mas acho que será bom para o País. A corrupção no Brasil é um problema muito maior. Mas nós somos brasileiros e nunca desistimos", disse a atriz.

(terra.com.br)

Homem que fez doação de seu sêmen para casal de lésbicas é obrigado a pagar pensão



Uma juíza do Kansas ordenou que um homem que teria doado seu sêmen para um casal de lésbicas pagasse pensão alimentícia. William Marotta, de 46 anos, doou o sêmen depois de ter assinado um documento que o livra das obrigações legais como pai biológico, mas mesmo assim ele não foi poupado. 



De acordo com a juíza Mary Mattivi, o homem e o casal descumpriram uma lei estadual que exigia a presença de um médico licenciado durante a inseminação artificial. Assim sendo, os documentos assinados perdem seus valores. 


No ano de 2009. Willian viu um anúncio de Jennifer Schreiner e Angela Bauer no site de classificados Craigslist, e um ano depois doou seu sêmen para que Jennifer desse à luz. 


Mas depois do nascimento da criança, o casal se separou, e agora Angela está com problemas de saúde que a impede de trabalhar. Assim, Jeniffer entrou com pedido de pensão ao governo, mas acabou não conseguindo. O estado do Kansas resolveu então recorrer ao pai biológico, pedindo na Justiça que William pague a pensão para a criança do filho que ele teria gerado. 





(Techmestre.com / JewsNews)

Turista alemão é espancado e roubado em arrastão no Pelourinho


Às vésperas da Copa do Mundo, mais um caso preocupante em relação à segurança pública em Salvador. Na noite deste domingo (26), o turista alemão que não teve o nome revelado, foi roubado por um arrastão, enquanto passava pelo Pelourinho, Centro Histórico de Salvador. De acordo com as informações apuradas pelo repórter Marcelo Castro, um grupo de 200 pessoas - entre homens, crianças e mulheres - estavam fazendo o arrastão e cerca de 20 pessoas se aproximaram do turista, levaram todos os seus pertences e só o deixaram com a roupa do corpo. O turista ainda tentou reagir, mas foi violentamente agredido pelo bando por cinco pessoas com pedra. Depois de agredir e roubar o turista, o bando, correndo, se dividiu. Parte fugiu pela Ladeira da Montanha e a outra parte pela Barroquinha. Só depois os policiais militares e a guarda municipal apareceu. O alemão prestou queixa e o caso será investigado pela Delegacia de Proteção ao Turista em Salvador (Deltur), que também fica localizada no Pelourinho. (Bocão News)

Ambulância capota, pega fogo e mata quatro na BR-324





Quatro pessoas morreram em um grave acidente na madrugada desta segunda-feira (27) na BR-324, próximo a São Sebastião do Passé. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 2h30, no km 580, quando ambulância de uma prefeitura do interior seguia para Salvador. Segundo a polícia rodoviária, o motorista da ambulância perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou o veículo, que pegou fogo em seguida. Todos os passageiros da ambulância morreram. A polícia não informou se as mortes foram ocasionadas por conta do acidente ou do fogo. Estavam na ambulância o motorista identificado apenas como Marcelo, a técnica em enfermagem Arleide Viana Pimenta, 42 anos, Daniel Carvalho Fernandes, 4 anos, e a mãe do garoto, Josiaria Carvalho dos Santos, 19 anos. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica foi enviada ao local para fazer perícia e remover o corpo das vítimas. O trânsito no local está lento para quem segue para a capital baiana. (Correio)

MULHER DOU RIM E QUER DE VOLTA AO SABER QUE FOI TRAÍDA PELO EX


Samantha Lamb, 41 anos, salvou a vida de seu marido, Andy Lamb, 45 anos, ao doar um de seus rins para ele. Porém, cinco anos após a cirurgia, que foi realizada em 2012, eles se separaram e agora ela reivindica o órgão de volta. As informações são do site Daily Mail. De acordo com a publicação, Samantha afirma que seu marido começou a ter um caso com sua amiga. Ao ir embora de casa, Lamb deixou suas chaves de casa na caixa do correio e não deixou nenhuma mensagem de despedida. Samantha diz que lamenta ter doado o rim para o ex-marido e que deseja recuperar o órgão de volta para doá-lo novamente para alguém que realmente mereça. Eu o odeio. Se eu pudesse, pegaria o rim de volta e daria para outra pessoa. Tudo o que eu quero agora é a assinatura dele nos papéis do divórcio.Ao Daily Mail, Lamb disse que não tem um caso com a amiga de sua ex. Nunca quis que ela doasse seu rim pra mim, porque era um grande risco, mas ela insistiu, e eu sempre vou lhe dever a minha vida. Eu a amava, mas nosso relacionamento não estava funcionando. Tivemos grandes discussões e a família dela nunca gostou de mim. Apesar do que Samantha acredita, eu nunca estive com a amiga dela. Eu só a ajudei a adestrar o seu cachorro. O casal se conheceu quando eram motoristas de uma empresa de ambulância privada e começaram a namorar em 2004. Depois de uma breve separação, quando viveram longe um do outro por um curto período de tempo, eles decidiram se casar.(Record News

Fotos Nicole Bahl




























Coube à panicat Nicole Bahls o título de musa do verão 2010, segundo o voto dos internautas do EGO. A paranaense de Londrina, que se tornou famosa ao namorar o filho da modelo Luma de Oliveira, Thor, foi eleita a mais bonita da estação. De Cancún, no México, para aonde viajou a trabalho, Nicole de 23 anos, conversou por telefone com o site sobre o título.



Pastor acusado de pedofilia foi condenado a 78 anos por abusar de 14 meninas



Um pastor acusado de pedofilia foi condenado a 78 anos de prisão na última quarta-feira, 22 de janeiro. A sentença foi expedida pelo juiz da 1ª Vara Criminal de Volta Redonda (RJ), Cláudio Gonçalves Alves. Reginaldo Sena dos Santos, 59 anos, conhecido pelo apelido de “Ungido”, era acusado de abusar sexualmente de 14 meninas, com idades entre 8 e 15 anos, que freqüentavam sua casa, no bairro Retiro, em Volta Redonda. Segundo informações do Diário do Vale, o pastor contava com a ajuda da missionária Maria de Fátima Costa da Silva, 58 anos, que era acusada de dopar as vítimas para que os abusos fossem praticados pelo pastor. Maria de Fátima foi condenada a 16 anos de prisão em regime fechado por ser cúmplice de Reginaldo.
Em sua justificativa, o juiz afirmou que ambos se valiam da autoridade que mantinham sobre as crianças para se aproveitar delas sexualmente. À época da prisão de ambos, em fevereiro de 2012, a Polícia apurou que o pastor e a missionária eram amantes, e uma das vítimas era a própria neta de Maria de Fátima. Os investigadores também apreenderam na casa do pastor cinco calcinhas infantis, três tubos de pomada vaginal, lubrificantes íntimos e duas seringas de nove milímetros, que seriam usadas para dopar as vítimas, além de terem encontrado preservativos usados, 9 pen drives, 3 HDs, sacos de biscoito, material escolar e refrigerantes, que segundo o Ministério Público, eram oferecidos às crianças.
Ambos foram condenados por pedofilia, estupro de vulnerável e formação de quadrilha, e suas penas foram agravadas pelo fato de a maioria das vítimas era menor de 14 anos de idade quando foram abusadas."O juiz analisou apenas as provas da acusação”, disse o pastor, comentando a sentença. Reginaldo Sena dos Santos estava detido na Casa de Custódia e será transferido para um presídio no Rio de Janeiro.
(Gospel+)

Trator cai de carreta, bate em ônibus da Gontijo e deixa 14 mortos e 10 feridos na BR-110



Um trator que estava em cima de uma carreta caiu durante uma curva e acabou atingindo a frente de um ônibus fonte Ipiaú.net



Foto: Aragão Notícias

Catorze pessoas morreram e dez ficaram feridas em um grave acidente envolvendo um ônibus e a carga de uma carreta na manhã desta segunda-feira (27), na BR-110, próximo a Inhambupe, que fica a 153 quilômetros de Salvador. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 7h, na altura do km 310, quando ônibus seguia de São Paulo para Paulo Afonso.

Segundo a PRF, um trator que estava em cima de uma carreta caiu durante uma curva e acabou atingindo um ônibus da empresa Gontijo. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e ambulâncias da Via Bahia foram acionadas para prestar socorro às vítimas feridas.

No ônibus viajavam 24 pessoas, incluindo o motorista. Os corpos das vítimas, que ainda não tiveram os nomes divulgados, estão sendo removidos da pista pelo Departamento de Polícia Técnica.

Foto: Aragão Notícias


As dez pessoas que ficaram feridas foram socorridas para o Hospital Dantas Bião, em Alagoinhas, e para unidades médicas da região. O estado de saúde das vítimas feridas ainda não foi divulgado. O trânsito na região ficou bastante lento por conta do revezamento de pista para liberar o tráfego aos poucos. Os veículos acidentados ainda estão na pista.



Foto: Aragão Notícias

Corpo de passageira é encontrado; vítima pode ser de Itagibá ou Gandu



O corpo da passageira Maria Aparecida Alves Amaro, de 35 anos, foi encontrado por volta das 09h da manhã desta segunda-feira(27) no Rio Glória, a 3km do local do acidente, em Muriaé, Minas Gerais. Ainda não foi revelado se a passageira do ônibus da empresa Novo Horizonte, era natural de Gandu ou Itagibá. O veículo saiu de Valença na manhã de sábado(25) com destino a São Paulo. Trinta pessoas embarcaram na rodoviária de Ipiaú por volta das 10h30. O veículo caiu de uma ponte de aproximadamente 10 metros de altura e foi parar dentro de um rio, na manhã deste domingo(26). Uma criança de três meses de idade morreu afogada, ela tinha embarcado juntamente com a mãe na cidade de Jitaúna. Duas pessoas continuam internadas em estado grave no Hospital São Paulo, em Muriaé. Os demais passageiros passam bem. De acordo com o motorista do ônibus, os pneus do veículo travaram após passar por cima de uma pedra, que estaria na pista de forma proposital. No local, os bandidos costumam jogar grandes pedras na rodovia para que os ônibus parem e sejam assaltados. As causas do acidente estão sendo investigadas pela Polícia Rodoviária Federal

ÔNIBUS DA NOVO HORIZONTE DE IPIAÚ PARA SÃO CAI EM RIO E MATA DUAS PESSOAS







Fotos: Silvan Alves













Uma mulher e um bebê morreram após um acidente ocorrido neste domingo com um ônibus naBR-116 em Muriaé, em Minas Gerais, a cerca de 340 quilômetros de Belo Horizonte. 



De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo da viação Novo Horizonte caiu da ponte do rio da Glória, no km 683 da rodovia, por volta das 6h30. O corpo da mulher não havia sido encontrado até as 16h; o da criança, de aproximadamente três meses, foi resgatado sem vida no final da manhã. Ele foi levado pela correnteza quando o ônibus atingiu a água.
O ônibus transportava 49 passageiros de Ipiaú para São Paulo, segundo a PRF. O veículo teria batido na mureta de proteção da rodovia ao atravessar a pista, caído e então tombado no rio. O número de feridos não foi informado, mas dezenas de pessoas foram encaminhadas ao Hospital São Paulo. Ainda não há informações sobre as causas do acidente. A identidade da mulher morta no acidente não foi divulgada. 
O Corpo de Bombeiros realiza buscas nas águas da região com o uso de barcos e mergulhadores. Além dos bombeiros, ambulâncias e agentes policias de cidades vizinhas colaboram com o resgate. Por volta do meio-dia, quando todas as vítimas já haviam deixado o ônibus, o veículo ainda estava caído nas águas. As buscas no rio da Glória devem seguir até o anoitecer.
(INFORMAÇÕES DO TERRA)

sábado, 25 de janeiro de 2014

MÉDICO ESPECIALISTA E RECONHECIDO MUNDIALMENTE POR IDEALIZAR PROGRAMA DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE, DIZ QUE AGENTES DE SAÚDE PRECISAM DE SUA QUALIFICAÇÃO !



Médico Carlile Lavor



Foto: Thiago Gaspar/ Diário do Nordeste




Especialista é reconhecido mundialmente por idealizar o Programa de Agentes Comunitário de Saúde no Ceará, implantado em 1987.

Referência mundial na área de atenção básica de saúde, o médico Carlile Lavor, afirmou, neste sábado 28/12, que a qualificação dos agentes de saúde no Brasil tem sido um problema atualmente. A informação foi dada para o radialista Evandro Nogueira, no programa Sábado Show.
Carlile é reconhecido por idealizar o Programa de Agentes Comunitário de Saúde no Ceará, implantado em 1987, no primeiro mandato do ex-governador Tasso Jereissati. O sucesso da iniciativa foi tão grande que serviu de referência para a implantação do Programa Saúde da Família no Brasil.
O médico afirmou que os problemas na qualificação estão na falta de continuação do curso técnico para agente de saúde. “Foi feito o início desse curso, a primeira etapa, e se parou, esse realmente é um problema grave que a gente tem que retomar, porque os agentes de saúde podem ajudar muito nos problemas da droga, das doenças crônicas, na identificação da violência, mas , para isso, precisa se preparar”, afirmou.
Clique abaixo e Veja matéria e Ouça entrevista completa :
Agentes de Saúde precisam de mais qualificação, afirma médico ...
http://www.verdinha.com.br/noticias/agentes-saude-precisam-qualificacao-afirma-medico-carli...




Falta encarar o sistema de saúde como não sendo apenas o atendimento médico, de acordo com Carlile. ” É difícil enfrentar o sistema de saúde apenas pela medicina especializada, por isso a nossa dedicação a vida inteira para a chamada atenção básica de saúde, que resolve a grande maioria dos problemas e de uma maneira mais barata”, garante.
Coordenador do Escritório Fiocruz no Ceará, Carlile falou sobre a instalação do pólo industrial e tecnológico de saúde no Eusébio. Segundo ele, serão fabricados no Estado, primeiramente, a vacina contra a febre amarela. O médico também falou sobre a mão de obra a ser utilizada. ” A gente precisa de profissionais de alta qualificação, que terão altos salários. Estamos estimulando qualificação, mestrados, doutorados porque vamos precisar”, revelou.


FONTE:

Vacinação contra HPV começa em 10 de março






Brasília – A vacinação de meninas de 11 a 13 anos contra o papiloma vírus humano (HPV) na rede pública de saúde vai começar no dia 10 de março. O anúncio foi feito hoje (22) pelo Ministério da Saúde. O vírus é uma das principais causas do câncer de colo de útero, o terceiro tipo mais frequente de câncer entre mulheres, atrás apenas do câncer de mama e do câncer de cólon e reto.


A meta do governo é imunizar 80% de um total de 5,2 milhões de meninas. A vacina estará disponível em 36 mil postos de saúde da rede pública durante todo o ano, como parte da rotina de imunização. Para se vacinar, basta apresentar o cartão de vacinação ou um documento com foto. A imunização é feita em três doses: a segunda vem seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos após a primeira.


A coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Carla Domingues, ressaltou que a vacina tem caráter preventivo e não substitui a realização do exame conhecido como papanicolau, nem o uso de preservativo em relações sexuais.


Já o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lembrou que a orientação da pasta é que as secretarias estaduais e municipais de saúde promovam a vacinação em parceria com as secretarias de educação, com estratégias de imunização dentro de escolas públicas e particulares.


“Todos os estudos mostram que nessa faixa etária, de 9 a 13 anos, é quando, ao se aplicar a vacina, a produção de anticorpos tem maior intensidade. Chegamos ao nível máximo de proteção que essa vacina pode gerar contra o HPV”, explicou.


Segundo o ministério, a capacitação a distância de profissionais de saúde e de professores deve começar em fevereiro. As escolas também devem reforçar a importância da imunização, distribuindo um guia prático sobre a o vírus para adolescentes, pais e professores.


Para o primeiro ano da imunização, o governo adquiriu 15 milhões de doses. A vacina utilizada será a quadrivalente, recomendada pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que oferece proteção contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo. De acordo com a pasta, em 2015, a vacina será oferecida para adolescentes de 9 a 11 anos.


Para a produção da vacina, o ministério firmou parceria com o Instituto Butantan e com um laboratório privado. Será investido R$ 1,1 bilhão na compra de 41 milhões de doses durante cinco anos – período necessário para a transferência de tecnologia. A parceria, segundo o governo, possibilitou uma economia estimada em R$ 83,5 milhões.


O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. O vírus também pode ser transmitido de mãe para filho no momento do parto. A estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos subtipos 16 e 18.


Em relação ao câncer de colo de útero, a estimativa é que 270 mil mulheres morrem todos os anos devido à doença. No Brasil, o Instituto do Câncer (Inca) estima que devem surgir 15 mil novos casos da doença e 4.800 óbitos por esse tipo de câncer.


Fonte: noticias.br.msn

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

GRANDE CRUZADA EVANGELÍSTICA ABALA COLÔNIA ASSEMBLÉIA DE DEUS

Saiba quais exames não podem faltar antes de começar a correr


Corrida de rua é uma prática prazerosa e econômica que ganha cada vez mais adeptos. Antes de dar o pontapé inicial na atividade física, que conta com mais de seis milhões de praticantes no Brasil, é necessário passar por uma Avaliação Clínica de Pré-Participação (APP). “Nessa avaliação, o médico vai solicitar exames de acordo com a idade para verificar a possibilidade de presença de doenças e com a intensidade da atividade, variando desde lazer, passando por amador até profissional”, explica o cardiologista Luiz Augusto Lavalle, do Hospital São Vicente. Nos casos mais simples, além da avaliação clínica inicial, são indicados eletrocardiograma, hemograma completo, glicemia, ureia e creatinina, lipidograma completo e ácido úrico. Já os exames funcionais, como o teste de esforço, ecocardiograma de estresse e cintilografia são recomendados para atletas ou pessoas com mais de 60 anos de idade. “Fora desse quadro, a necessidade de exames funcionais vai depender dos resultados da Avaliação Clínica Pré-Participação. Se houver alguma normalidade na APP, pode resultar em outros tipos de exames cardiológicos e não cardiológicos”, lembra Lavalle. O cardiologista destaca que, ao final da avaliação, o médico terá de fornecer ao paciente um atestado de aptidão ou liberatório para as corridas. No documento, deverá constar o tipo de esporte para o qual a pessoa está apta de acordo com uma classificação específica que leva em conta a estática e a dinâmica da modalidade. “Não há nada que substitua a avaliação clínica inicial”, alerta o médico. Fonte Bahia Notícia

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Saúde de Itabuna lança ´SOS Dengue´





Lançamento reuniu autoridades e agentes de combate a dengue

Crédito: Ascom/Wilson Oliveira



A Prefeitura de Itabuna inicia nesta terça-feira, dia 21, o treinamento de 600 profissionais entre Agentes Comunitários de Saúde, enfermeiros e supervisores dos agentes para a prevenção da dengue no município. O treinamento para o programa “SOS Dengue” faz parte do trabalho da Secretaria da Saúde que, com o apoio da população, busca a redução de criadouros do mosquito Aedes aegypti, combater a infestação e investigar os sintomas da dengue.

O programa “SOS Dengue” visa habilitar os agentes para sensibilização da comunidade. Nesse sentido até a sexta-feira dia 24, das 8 às 12 horas, no Salão da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no bairro de Fátima, o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde vai treinar os agentes comunitários do Município, supervisores e enfermeiros. Na pauta estarão detalhes sobre o mosquito Aedes aegypti, revisão geral da abordagem da doença e orientações para notificação de casos suspeitos, com detalhes e diagnóstico da dengue.

A coordenadora dos Agentes Comunitários de Saúde, Margarida Novaes, explica que se cada morador dedicar 10 minutos do dia ao cuidado contra a dengue, em seu próprio domicílio, estará ajudando a Prefeitura no combate aos focos do mosquito. “O trabalho dos agentes comunitários será de promoção da saúde e orientações para prevenção da dengue”, afirmou. Margarida comenta que os agentes irão atrair a comunidade para assumir o seu papel, que é de grande importância na luta contra a dengue. “A comunidade precisa participar ativamente. Ela é a maior responsável pelos cuidados essenciais e diários”, argumenta.

Por sua vez, a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, Itana Miranda, lembra que o Ministério da Saúde atribui também aos agentes comunitários a orientação para o combate a dengue. “Este trabalho será um reforço importante tanto na parte educativa da campanha, como no alerta contra a automedicação em casos de dengue. Sempre é preciso lembrar à comunidade que sintomas simples podem estar associados à dengue e não devem ser tratados em casa”, alerta Itana.

-jornalbahiaonline.com

Canavieiras quer turismo em todas as estações





Turismo de Canavieiras não quer estar em atividade apenas no verão

Crédito: JBO/Mauricio Maron



Com foco na ocupação dos equipamentos turísticos na baixa estação de Canavieiras, o Secretário do Turismo e Esporte, Fernando Volpi, esteve em São Paulo onde se encontrou com o diretor de Produtos Nacionais da CVC, Luiz Viveiros. No encontro, realizado no Bourbon Convention Ibirapuera, ficou acordado que Canavieiras será divulgada pela agência logo após a visita do executivo à região, quando o destino turístico será analisado sob o binômio disponibilidade-competitividade.

No quesito disponibilidade, Fernando Volpi enfatizou a oferta de 1.200 leitos em pousadas de diferentes categorias, as quais serão visitadas ou contatadas pela CVC para os acertos diretos e finais. O credenciamento de pousadas, restaurantes e cabanas é feito diretamente com os empresários e a prefeitura apenas fornece os links. Quanto à competitividade, Volpi entregou um DVD com os diferenciais de nossa região, particularmente ao longo dos rios e mangues e nas barras sul e norte.

Fernando Volpi ressaltou a importância que o prefeito Almir Melo tem dado ao turismo, com o mapeamento de roteiros na zona rural e para o turismo de aventuras, tendo como piloto a próxima expedição fluvial de Santa Luzia (Fazenda Jacarandá) a Canavieiras descendo o Rio Pardo em caiaques, no dia 1° de fevereiro, com escala no Estreito. Outro roteiro, mais audacioso, está em fase final de mapeamento: a lagoa do Rocha, além do roteiro já mapeado pelo Ecomotion Pro em 2013. 

Como a CVC tem agências em todo o país e no exterior, um dos projetos de Fernando Volpi é instalar nas vitrines das principais filiais, réplicas de caranguejos de artesãos canavieirenses, com chamadas para o Festival Nacional do Caranguejo, que será realizado em junho próximo. A primeira réplica, já pronta e criada pelo artesão Manoel, recentemente formalizado na Sala do Empreendedor (Sebrae), será entregue à agência CVC de Salvador, no shopping do mesmo nome, conforme entendimentos com a coordenadora-geral da Bahia, Martha Lobo.

Esportes - Ainda em São Paulo, o Fernando Volpi esteve no Sesc Pompéia, onde se reuniu com os atletas olímpicos Arthur Zanetti e Sérgio Sasaka, durante apresentação para dezenas de ginastas em treinamento. A Ginástica Artística (ou Olímpica) está nos planos do Governo da Reconstrução para implantação ainda em 2014 e tem como alvo crianças de 6 a 14 anos. Os atletas manifestaram a Fernando Volpi apoio solidário ao projeto. Nesta segunda-feira (20) o projeto recebeu, ainda, a cooperação de Georgette Vidor, técnica do Flamengo e treinadora de campeões olímpicos como os irmãos Hypólito, Diego e Daniele.

O atleta paraolímpico Andrezinho Carioca, primeiro cadeirante a surfar perigosamente, inclusive na desafiadora pororoca, já manifestou seu apoio ao projeto. Volpi acredita que poderá trabalhar os ginastas de Canavieiras, dado o interesse dos Jogos Olímpicos de 2016. Entendimentos estão adiantados para a utilização das instalações do Centro Poliesportivo Julia Thompson, para o treinamento inicial. Volpi acredita no esporte como importante instrumento de prevenção e de combate às drogas, como tônico de fortalecimento da personalidade e ferramenta de inclusão.


Bahia cria grupo para recuperar cultura do Caju




Fruta típica do Nordeste que garante à Bahia a quarta posição no país – atrás apenas do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte -, a produção de caju tem gerado perdas em decorrência do oidio (Oidium anacardii). Para reverter o problema causado pela doença, o Governo do Estado criou um grupo de trabalho formado por representantes da Casa Civil, da Secretaria da Agricultura (Seagri) e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) para elaborar um plano de trabalho com estratégias, metas e acompanhamento da situação.

Segundo o coordenador de Estudos e Projetos Agrícolas da Seagri, Marcelo Libório, o grupo planeja incluir organizações de produtores e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). “Juntos, vamos propor ações de combate à doença e a organização do setor”. A doença se caracteriza pela presença de revestimento pulverulento, branco-acinzentado, nas folhas. A ocorrência é centralizada nas folhas adultas, mas o problema se agrava quando ataca as inflorescências.

O oidio teve maior incidência em 2013, quando houve drástica queda na produção baiana e em outros estados. A redução de 4.532 toneladas na produção de castanha de caju, na safra de 2011/2012, na região de Ribeira do Pombal, para 1.258,5 na safra 2013/2014, no entanto, não é atribuída apenas ao oidio.

De acordo com o secretário estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, é preciso levar em conta fatores climáticos como a seca. “Temos que considerar que a Bahia passou por estiagem por mais de três anos, que ocasionou perdas em diversas culturas”. Ele citou exemplos de perdas em culturas resistentes à seca – além do caju, o umbu e o sisal.

Recomendações - Técnicos da EBDA recomendam a produção de plantas mais baixas, distribuindo mudas menores, orientando também quanto ao uso de mudas enxertadas, com a substituição de copas, uma vez que as árvores de cajueiros são altas e dificultam a aplicação de produtos para o combate à doença.



Na Bahia, a produção de caju, na maioria, é feita por agricultores familiares e se concentra na região nordeste do estado, em municípios como Cícero Dantas, Ribeira do Pombal, Ribeira do Amparo e Antas. A área plantada não é precisa, uma vez que o cultivo ocorre aleatoriamente, muitas vezes em quintais.

fonte:.jornalbahiaonline.com.br/

Itabuna realiza 10 cirurgias bariátricas gratuitas por mês





Tony Emerson e o cirurgião Fabricio Messias





A Prefeitura de Itabuna em parceria com a ONG Casa do Obeso têm realizado o sonho de muitos itabunenses que enfrentam problemas de obesidade. Desde o ano passado que todos os meses têm sido realizadas, gratuitamente, 10 cirurgias bariátricas. A parceria beneficia pacientes com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 40 e maior ou igual a 35, com alguma doença decorrente da obesidade. Até agora um total de 110 pacientes já foram beneficiados.

A cada mês a Prefeitura investe R$ 60 mil para a realização dos procedimentos, que na rede particular podem custar mais de R$ 20 mil por paciente. A Prefeitura tem custeado a compra dos kits essenciais para a cirurgia, por meio de videolaparoscopia, cujos principais benefícios são o menor tempo de cirurgia, menor invasão com a diminuição dos cortes, recuperação mais rápida e redução do risco de infecção. Além disso, o paciente recebe alta em até 48 horas e volta às atividades normais em 45 dias. 

De acordo com o cirurgião Fabrício Messias, o paciente recebe acompanhamento de equipe multidisciplinar por um período de 30 a 40 dias. Nesse período são realizados exames e o paciente recebe orientações de nutricionista, cardiologista e psicólogo. “No dia-a-dia do paciente há a melhora de diversas doenças associadas à obesidade, a exemplo de diabetes, hipertensão, artrose, além de melhora da auto-estima”, diz o médico.

O presidente da ONG Casa do Obeso, Tony Emerson, comenta que as pessoas interessadas em fazer a cirurgia podem participar das reuniões que acontecem toda primeira quarta-feira do mês, às 19 horas, no auditório da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. “Organizamos a fila de espera, as palestras para os pacientes e a busca por recursos para custear os procedimentos”, explicou.

Incentivador do projeto, o vereador Glaby Carvalho expõe que Itabuna foi a primeira cidade da Bahia e a segunda do Brasil a realizar esse tipo de cirurgia. “É um projeto que leva qualidade de vida às pessoas e foi o primeiro convênio assinado na gestão do prefeito Vane. Isso é importantíssimo e deve contar com nosso compromisso”, afirmou. 

A cozinheira Neura Maria dos Santos pesava 125 quilos. Há 15 dias fez a cirurgia, deseja chegar a 70 quilos e destaca que, mesmo sendo uma cirurgia gratuita, os profissionais mantêm ótimo atendimento. “Foi excelente. Eu não teria condições de fazer se o convênio não existisse. Apesar de ter outros problemas de saúde, decorrentes da obesidade, já observo diferença na minha qualidade de vida por causa da cirurgia”, assegurou.

A ONG Casa do Obeso recebe apoio também da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Centro Médico Acácio Cardoso, Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e da empresa Johnson e Johnson. Pessoas que desejam atuar como voluntários ou empresários que possam ajudar devem ligar para (73) 9119-3302.

 fonte:jornalbahiaonline.com

Governo destaca alta ocupação em Porto, Ilhéus e Itacaré nos hotéis e pousadas











Os principais destinos turísticos da Bahia tiveram ocupação de 100% no Réveillon, e o movimento continua intenso durante este mês. Em Porto Seguro, Ilhéus, Praia do Forte e em Lençóis, está difícil conseguir hospedagem até o final do mês.

Em Porto Seguro, terceiro maior parque hoteleiro do Brasil, os 48 mil leitos não foram suficientes para atender a demanda do final do ano. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Luiz Otávio Borges, comemora. “Podemos constatar que a ocupação foi maior que 100%, porque muitos turistas que não conseguiram leitos nos hotéis optaram por alugar casas e flats para a temporada”.

Luiz Otávio diz que percebeu, este ano, que aumentou o número de visitantes que vieram de carro para a região. “Fizemos uma pesquisa de campo e encontramos turistas de Rondônia, Belém do Pará”.

Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/ Porto Seguro), Wilson Spangnol, a ocupação no Réveillon foi de 100%. E os hotéis continuaram lotados, depois do dia 12 deste mês, com ocupação de 93%.

Em Ilhéus, na Costa do Cacau, a realidade é a mesma – Réveillon com 100% de ocupação e 80% durante o mês. “Sempre há uma queda depois do Réveillon, e este ano o trade quase não sentiu essa redução no restante do mês. Hotéis e restaurantes sempre cheios”, afirma o presidente do Convention Bureau da Costa do Cacau, Luigi Massa.

O movimento em Itacaré também é dos melhores, de acordo com Maria Aparecida Aguilar. “Tanto o Natal como o Réveillon foram de hotéis cheios. Tenho duas pousadas grandes e nelas a ocupação foi de 100%. Depois da segunda semana deste mês, alcançamos 85% de ocupação, e assim vamos fechar o mês”.

Chapada Diamantina – Não são apenas os destinos de sol e praia que estão com a ocupação alta. Em Lençóis, na Chapada Diamantina, houve um incremento de 30% em relação a janeiro de 2013. “A cidade ficou completamente lotada, com filas nos supermercados e até mesmo nos restaurantes. Foi uma surpresa muito grande para o trade. E o melhor é que o movimento continua. Depois do dia 13, os hotéischegam a ter 80% de ocupação”, afirma a secretária municipal de Turismo, Michelli Nonato.



No Capão, também na Chapada Diamantina, a realidade é a mesma: restaurantes, pousadas e mercadinhos cheios. Conforme Marcos Monteiro, proprietário de uma das pousadas mais procuradas da região, desde 20 de dezembro está complicado conseguir um quarto na vila. “Terminamos dezembro e iniciamos janeiro com 100% de ocupação. Na última semana, depois do dia 18, é que baixamos para 80% o número de quartos ocupados. Vamos fechar o mês com 20% a mais de hóspedes em relação a janeiro do ano passado”.

Costa dos Coqueiros – Em Praia do Forte, na Costa dos Coqueiros, os hotéis estão lotados desde o final de novembro, e é muito difícil conseguir hospedagem até depois do Carnaval, garante a gerente de marketing da Associação Comercial e Turística da Praia do Forte (Turisforte), Maria Betânia Souza Paranaguá. “Além da dificuldade de conseguir hotéis, os turistas não acham casas para alugar. Este mês está sendo especial para os hoteleiros de Praia do Forte, com um incremento de 10% a 15% em relação a 2013”.

fonte: jornalbahiaonline.