Imagens de embarcações norte-coreanas durante um exercício militar que foram divulgadas pela mídia estatal do país e amplamente reproduzidas pela mídia internacional nesta semana podem ter sido manipuladas com o objetivo de que a frota parecesse mais intimidadora do que realmente é, informou o jornal britânico The Guardiannesta quarta-feira (27).
Segundo o Guardian, a imagem difundida pela agência norte-coreano KCNA mostra aerodeslizadores que foram manipulados digitalmente. A imagem mostra os veículos chegando na praia em um local não identificado da Coreia do Norte durante exercício militar (confira as imagens abaixo).
De acordo com Alan Taylor, da revista Atlantic, alguns dos oito aerodeslizadores que aparecem na foto são clones digitais. Taylor diz que pelo menos dois deles foram simplesmente copiados e colados. Os veículos manipulados teriam bordas suaves, falta de sequência visível e incongruências de cor.
A mídia da Coreia do Norte é seguidamente acusada de manipular imagens antes de distribuí-las para o exterior. Como se trata da única fonte para a maioria das imagens oriundas do país, é difícil precisar a legitimidade do material difundido pela KCNA. Em dezembro de 2011, durante o funeral do antigo líder Kim Jong-il, também surgiram suspeitas de que imagens foram manipuladas.

Fonte: Terra